Como deve ser efetuada a escovagem dentária nas crianças?

As características da escovagem numa criança estão dependentes de vários factores, mas essencialmente da idade da mesma. Assim, de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde:

  • 0-3 anos: escovagem realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, duas vezes por dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.
  • 3-6 anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, duas vezes por dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.
  • >6 anos: escovagem realizada pela criança, devidamente  supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, duas vezes por dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia (ou em alternativa média). A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1 cm de dentífrico.
Fotografia de Spider.Dog / Flickr

Fotografia de Spider.Dog / Flickr

Fonte: Ordem dos Médicos Dentistas

Posted in Saúde Infantil, Saúde oral and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.