Comer melhor em 2016 tem impacto real na saúde. Os hábitos alimentares inadequados são as principais condicionantes dos anos de vida saudáveis perdidos pelos portugueses.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Blog Nutrimento, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, sugere cinco medidas que podem fazer uma enorme diferença:
- Uma vez por semana experimente cozinhar sem sal. Mais de 4 milhões de portugueses sofrem de hipertensão arterial onde o sal tem um papel importante.
- Substitua o habitual refrigerante ou bebida açucarada diária por água. O consumo regular de refrigerantes está associado ao aparecimento de diabetes tipo II e cárie dentária.
- Consuma sopa pelo menos uma vez por dia e, sempre que possível, substitua, em parte ou totalmente, a batata por leguminosas (feijão, grão, ervilha, fava, lentilha).
- Uma vez por semana substitua a refeição de carne por um prato vegetariano.
- Compre e cozinhe apenas o necessário, reaproveitando e evitando assim deitar comida fora. Um terço da comida produzida no nosso planeta nunca chega a ser consumida.

Fotografia de Bobbi Bowers / Flickr
Fonte: Portal da Saúde