Diabetes: Factos e Números 2015

O Observatório Nacional da Diabetes apresentou a sétima edição do relatório “Diabetes: Factos e Números” com a informação disponível, em Portugal, sobre a diabetes, no ano de 2014. De acordo com o documento apresentado esta semana pela Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de um milhão de portugueses, no grupo etário dos 20 aos 79 anos de idade, tem diabetes, a que se juntam mais de dois milhões de pessoas com pré-diabetes.

Diabetes Factos e Números - O Ano de 2014

A DGS divulga, através do Programa Nacional para a Diabetes, em parceria com o Observatório da Diabetes e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, que em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e que quase metade dos doentes com diabetes (40%) não sabe que tem a doença.

A prevalência estimada da doença na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%. Verifica-se a existência de uma diferença estatisticamente significativa na prevalência da diabetes entre os homens (15,8%) e as mulheres (10,8%). Constata-se também a existência de um forte aumento da prevalência da diabetes com a idade. Mais de um quarto das pessoas entre os 60 e os 79 anos de idade tem diabetes.

O objetivo do Relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes é constituir um repositório da informação disponível sobre a diabetes em Portugal, produzida por diversas fontes científicas e institucionais.

Fonte: Portal da Saúde
Observatório Nacional da Diabetes: Diabetes Factos e Números – O Ano de 2014

Posted in Diabetes and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.