Um dia com o Diagnóstico Precoce

O Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge organiza dia 14 de outubro no Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira, no Porto, mais uma edição do curso “Um dia com o diagnóstico precoce”. A ação formativa destina-se a todos os profissionais que intervêm no diagnóstico de doenças incluídas no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP).

Diagnóstico precoce

A iniciativa tem como objetivos informar os participantes sobre a organização do PNDP e discutir os problemas relacionados com a colheita de sangue, com a conservação e envio das fichas. Informar sobre as patologias atualmente rastreadas, os critérios de seleção utilizados e o modo pelo qual deve ser dado conhecimento aos pais sobre os resultados do rastreio são outros dos objetivos deste curso que já vai na sua 12ª edição.

O PNDP realiza, desde 1979, testes de rastreio, em todos os recém-nascidos, de algumas doenças graves, o chamado “teste do pezinho”. Estes testes permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de tratamento precoce.

Os interessados em frequentar este curso devem efetuar a sua inscrição até ao dia 7 de outubro, na plataforma de formação do INSA.

Fonte: INSA

Posted in Saúde Infantil and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.