36.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Celebra-se hoje, dia 15 de setembro, o 36.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este ano, o Dia do Serviço Nacional de Saúde assinala os 50 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

50 anos do Programa Nacional de VacinaçãoO PNV, que é universal e gratuito, assumiu desde a sua criação, em 1965, o objetivo de proteger a população contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e para as quais há proteção eficaz por vacinação.

Ao longo do tempo, os sucessos deste programa traduzem-se na eliminação da poliomielite, da difteria, do sarampo, do tétano neonatal e no controlo de outras doenças. As elevadas taxas de cobertura vacinal em Portugal, acima de 95%, resultam da existência de um programa de vacinação solidamente implantado, do empenho mantido dos profissionais envolvidos na vacinação e da adesão e confiança dos cidadãos no PNV.

O PNV antecede a criação do SNS, no entanto, muito do seu sucesso deve-se à estrutura e organização dos serviços públicos de saúde de Portugal.

Fonte: Portal da Saúde, Direção-Geral da Saúde

Posted in Prevenção and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.