Rastreio do cancro do colo do útero

Durante os meses de junho e julho vai estar no ar uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do colo do útero, lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta campanha, que conta com a participação de figuras públicas, alerta a população para a importância do teste de rastreio, que se for realizado nos intervalos propostos, reduz significativamente o risco da doença.

CartazAlguns dados:
– O cancro do colo do útero é o 2º tumor ginecológico maligno mais frequente nas mulheres Portuguesas com menos de 50 anos.
– Em Portugal morre uma mulher por dia com cancro do colo do útero.
– A incidência é de 10,8 casos/100.000 mulheres/ano.
– O cancro do colo do útero é causado por uma infeção persistente do vírus HPV.
– É um cancro que pode ser prevenido.
– O seu desenvolvimento é silencioso. Não espere pelos sinais de alarme – corrimento vaginal anormal, dor e perdas de sangue durante ou após a relação sexual.
– A prevenção através do rastreio regular (citologia e/ou teste de HPV) é fundamental para evitar o cancro do colo do útero. O teste de HPV é o mais sensível para a deteção destas lesões.
– A infeção persistente pelo HPV, poderá originar lesões, que se não forem detetadas e tratadas precocemente poderão evoluir para cancro.
– As mulheres entre os 25 e os 65 anos representam o grupo de maior risco pelo que se aconselha um exame ginecológico regular, de forma a assegurar um rastreio atempado.

Fonte: Portal da Saúde

Posted in Sem categoria and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.