Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade 2015

Comemorou-se hoje, 23 de maio, o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, celebrado em simultâneo com o Dia Europeu da Obesidade. Este dia pretende sensibilizar a população para o problema da obesidade e doenças associadas. A data pretende também promover a prática de exercício físico, como forma de prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil, e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Fotografia de Tony Alter / Flickr

Fotografia de Tony Alter / Flickr

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estreita articulação com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, estão a desenvolver um guia de boas práticas de Planeamento Urbano para a promoção da saúde da população. Este manual tem como principal objetivo contribuir para que o planeamento urbano em Portugal contemple aspetos relacionados com a saúde, nomeadamente a coesão social, estilos de vida saudável, acessibilidade, segurança, qualidade do ar, dos solos e da água, assim como dos recursos naturais.

O desenvolvimento deste projeto surge como resposta às preocupações com o aumento da prevalência da obesidade em Portugal, estimando-se que mais de 50% da população adulta tenha excesso de peso. No Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que se comemora amanhã (dia 23 de maio), a DGS sublinha a relevância deste guia de boas práticas que levará ao desenvolvimento de novas abordagens estratégicas no âmbito do planeamento urbano.

Também a OMS está preocupada com aquela que considera já a “epidemia” da Obesidade na Europa nos próximos 15 anos. Segundo dados internacionais, em 2014, mais de 1,9 mil milhões de adultos em todo o mundo tinha excesso de peso, dos quais 600 milhões eram obesos.

Fonte: Portal da Saúde, Direção-Geral da Saúde

Posted in Obesidade and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.