Vacina Prevenar 13 vai integrar o Programa Nacional de Vacinação

A Vacina Prevenar 13, para a prevenção das doenças provocadas pela bactéria pnemococo, tais como a pneumonia, meningite, otite e septicémia, entre outras, vai integrar a partir de 1 de junho de 2015 o Programa Nacional de Vacinação (PNV). A vacina passará, assim, a ser gratuita para todas as crianças nascidas após 1 de janeiro de 2015.

Fonte: zeathiel / freeimages

A Prevenar 13 será ainda disponibilizada de forma gratuita aos adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão.

No caso dos adultos e crianças nascidas antes da entrada em vigor desta medida, o Estado comparticipará 15% do custo da vacina.

A Prevenar 13 passará a ser a 13ª vacina do PNV no 2º semestre deste ano. Esta decisão representa uma despesa para o Serviço Nacional de Saúde de cerca de 2,5 milhões de euros em 2015.

A Prevenar 13 é utilizada na vacinação de lactentes e crianças com idades compreendidas entre os dois meses e os cinco anos, contra doenças provocadas pelo pneumococo, incluindo septicemia (infeção no sangue), meningite (infeção das membranas que envolvem o cérebro e a espinal medula), pneumonia (infeção nos pulmões) e otite média (infeção no ouvido médio).

Fonte: Portal da Saúde

Posted in Vacinação and tagged .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.