Semana Europeia da Vacinação 2015

Entre os dias 20 e 25 de abril, celebra-se mais uma Semana Europeia da Vacinação da Organização Mundial da Saúde – Região Europeia. O compromisso de manter a população adequadamente vacinada e, deste modo, permitir uma Europa livre de doenças evitáveis pela vacinação, é o tema deste ano.

Fonte: zeathiel / freeimages

Fonte: zeathiel / freeimages

Devido ao sucesso dos programas de vacinação na redução da mortalidade e nas sequelas de doenças que, dantes, eram muito frequentes, a atenção do público começou a centrar-se nos riscos da vacinação. A consequência foi que, em alguns países, as taxas de cobertura vacinal começaram a diminuir, o que conduziu ao aparecimento de surtos de algumas doenças que estavam quase eliminadas, como o sarampo, a difteria e a rubéola.

Estas doenças estão controladas devido aos programas de vacinação mas continuam a existir em muitos países do globo. A facilidade atual de deslocações de pessoas e bens faz com que qualquer destas doenças pode ser reintroduzida mesmo em países onde há muito tempo não se verificam surtos.

Cabe aos profissionais de saúde reforçar junto da população a segurança e benefício das vacinas na preservação da saúde das crianças e da população em geral. É necessário que transmitam aos pais a importância de vacinar os seus filhos nas datas definidas pelo Programa Nacional de Vacinação (PNV), de modo a garantir proteção o mais cedo possível. E devem alertá-los para os riscos e consequências de adiarem ou prescindirem da vacinação.

Neste ano, em que se comemoram os 50 anos do Programa Nacional de Vacinação, devemos todos reforçar o compromisso com este Programa, bem como comunicar ativamente os sucessos alcançados.

Fonte: Direção-Geral da Saúde

Posted in Vacinação and tagged .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.